Foi daqueles jogos em que hÔ muitas jogadas para escolher como tendo sido importantes e quase decisivas, com vÔrios jogadores a dar um passo em frente nos momentos capitais da partida. Chris Hogane Danny Amendola, entre vÔrios outros, responderam à chamada e totalizaram sete receções em oito passes lançados na sua direção, para 120 jardas e dois touchdowns. Mas, os números, só por si, não fazem justiça ao impacto da sua participação nesta partida, pois o importante foi o contexto, ou seja a fase do jogo em que surgiram.
Buffalo entrou a todo o gÔs e em 2:16 chegou à linha de seis jardas do New England Patriots. O barulho no estÔdio era ensurdecedor e todos esperavam o touchdown que encaminhasse a equipa da casa para mais uma vitória. Mas, aà a defesa dos Patriots cerrou fileiras e Buffalo foi obrigado a contentar-se com um field goal por Dan Carpenter. Para quem começou tão bem, soube a pouco.
"Fiquei contente porque a nossa defesa os limitou a um field goal," explicou Tom Brady. "Foi um bom comeƧo para nós, eles receberam a bola, desceram pelo campo. Quando eles conseguem marcar logo de entrada, dĆ”-lhes uma boa sensação. Mas nós respondemos da mesma forma, e fizemos um touchdown. Ć bom estar em vantagem." Ā

O primeiro drive comeƧou na linha de 30 jardas e Tom Brady metodicamente levou o seu ataque atƩ concluir com um passe de nove jardas para Danny Amendola. Foram 14 jogadas, que gastaram 6:30.
No drive seguinte, Buffalo conseguiu avanƧar apenas cinco jardas, pelo que teve que devolver a bola aos Patriots. O *punt *de Colton Schmidt percorreu apenas 33 jardas, e assim o ataque dos Patriots comeƧou a sƩrie na sua linha de 45 jardas.
Desta feita, Tom Brady não precisou de muito tempo para aumentar a vantagem. Não obstante algumas faltas, em apenas três jogadas e 2:08 Brady finalizou a descida com uma bomba de 53 jardas para Chris Hogan, que celebrou com este touchdown o regresso ao seu antigo estÔdio.
"Foi enorme. Fiquei tĆ£o contente pelo Chris Hogan por ver ele a conseguir aquele touchdown, foi uma bomba," disse Rob Gronkowski na sua conferĆŖncia de imprensa pós-jogo. "Eu estava no meio do campo e por isso a bola foi lanƧada por cima da minha cabeƧa, e eu fiquei a olhar. Parecia um pĆ”ssaro a voar. Olhei para o [Chris] Hogan e vi que ele tinha ultrapassado o homem dele, vi-o apanhar a bola e marcar o touchdown. Fiquei super feliz por ele. Ele merece. Ć uma pessoa incrĆvel, um excelente colega de equipa e trabalha imenso."

"Pareceu-me que eles [Buffalo] estavam a favorecer a cobertura no outro lado do campo e quando se faz isso, hÔ cobertura homem-a-homem naquele lado, e ele conseguiu arrancar por dentro," acrescentou Tom Brady. "O Hogs [Chris Hogan] é veloz, quando ultrapassa [os adversÔrios], eles não o conseguem apanhar. Por isso, se colocar lÔ a bola e deixar que ele a vÔ buscar, ele consegue completar essas jogadas. Ele tem feito isso a temporada toda. Foi tremendo, colocou-nos em vantagem, 14-3. Foi uma jogada muito importante no jogo."
Quem não ficou nada satisfeito com a excelente receção de Chris Hogan foi Rex Ryan, treinador do Buffalo Bills.
"Eles estavam recuados no terreno, numa terceira descida e longa, e nós falhĆ”mos na cobertura ā sĆ£o 10 jogadores a jogar uma coisa e um a fazer outra coisa qualquer," lamentou Rex Ryan.
"Obviamente falhÔmos na nossa missão e eles completaram a jogada e por isso, mau resultado." lamentou Ryan.
UMA JOGADA MUITO IMPORTANTE
Danny Amendola tornou a estar em destaque na primeira jogada da segunda parte.
Conforme jÔ é habitual, os Patriots ganharam o lançamento da moeda ao ar e optaram por permitir que fosse Buffalo a receber a bola para iniciar o jogo. A lógica é simples de compreender, pois a ideia é tentar marcar pontos no fim da primeira parte e depois abrir o segundo tempo marcando mais pontos para poder estar em controlo.
E o plano funcionou em pleno. Buffalo falhou um* field goal,Steve Gostkowski pareceu querer sair da sua baixa de forma recente, conseguindo um *field goal de 51 jardas mesmo em cima do intervalo e os Patriots comeƧaram a segunda parte a ganhar por 24-10.
Dan Carpenter fez o kick off, na direcção de Danny Amendola, que inicialmente teve dificuldade em segurar a bola, mas depois de vÔrias fintas de corpo, arrancou e foi só parado na linha de 24 jardas de Buffalo.
Este retorno de Amendola foi uma dos temas de conversa no final da partida.Ā Ā Ā
"Uma jogada muito importante, jogada muito importante," disse Bill Belichick. "Fizemos uns bons bloqueamentos para lhe criar espaƧo, atĆ© Ć linha das 35, 40 jardas e depois ele evitou dois* tackles. O Danny [Amendola] tem sido decisivo para nós desde que cĆ” chegou, tem feito jogadas importantes, em jogos importantes, a retornar *punts, a retornar kicks, receƧƵes, bloqueios, faz tudo o que lhe pedimos para fazer. NĆ£o Ć© egoĆsta. Foi uma jogada muito importante para nós, porque tĆnhamos feito o field goal no final da primeira parte e isso deu-nos a possibilidade de aumentarmos [a vantagem] antes de eles receberem a bola. Foi uma jogada muito importante para nós."

"Foi uma jogada enorme no jogo, o kick return, marcou o tom para a segunda parte," acrescentou Tom Brady. "Houve ali uma grande mudanƧa, eles falharam o* field goal*, nós descemos no terreno, fizemos os trĆŖs [pontos], comeƧƔmos a segunda parte com a bola, o Danny teve aquele retorno, foi uma mudanƧa de 13 pontos. O Danny estĆ” sempre no meio de grandes jogadas, jogadas importantes, ele Ć© um competidor tremendo, dĆ” tudo o que tem para dar pela equipa, e sabe sempre quando Ć© que deve fazer a jogada certaā¦fez uma grande corrida, e colocou-nos em excelente posição no campo."
"O retorno do kickoff foi muito importante, alterou logo a dinâmica do jogo, assim de repente, na segunda parte. Ele levou a bola até à linha de 25 jardas, foi fantÔstico. Vimos muitos bloqueios, bloqueios fantÔsticos e o Amendola fez uma grande corrida," concluiu Rob Gronkowski.
O IMPORTANTE FOI GANHAR O JOGO
Para Amendola, o importante foi ganhar o jogo.
"Satisfeito por termos ganho," disse Amendola. "Começou com uma boa semana de preparação, começamos rÔpidos. Fizemos 14 pontos muito depressa e tentÔmos manter esse impulso na segunda parte."
"Eles [os colegas] bloquearam muito bem [no retorno]. Houve ali um bloqueio duplo, procurei fletir para conseguir o maior nĆŗmero de jardas possĆvel."
Mais duas jogadas e o passe de Brady para Julian Edelman aumentou a vantagem, para 31-10. Ponto final nas pequenas dĆŗvidas que ainda existiam.
Mas, o mais agradƔvel para Amendola foi o bloqueio que permitiu que Edelman conseguisse fazer o touchdown.
"Quando o Julian [Edelman] recebe a bola num espaƧo vazio, nós sabemos que ele pode fazer muitas coisas, por isso se nós conseguĆssemos bloquear os nossos marcadores, ele poderia entrar [no* end zone*]. Ele fez uma boa jogada e entrou," explicou Amendola.
As atuações de Danny Amendola e Chris Hogan e as suas contribuições para a vitória conseguida em Buffalo ilustram de forma perfeita a filosofia que torna o New England Patriots numa equipa modelo na NFL.
"Ć isso que torna este um jogo tĆ£o fantĆ”stico, Ć© um jogo coletivo, nĆ£o Ć© um jogo sobre individualidades, o Tom distribui a bola. Se forem consultar as estatĆsticas vĆ£o ver que todos tiveram provavelmente, trĆŖs, quatro ou cinco receƧƵes, seis jogadores diferentes. Ć fantĆ”stico," salientou Rob Gronkowski.
"Nunca se sabe o que é que vai sair, a quem é que ele vai passar a bola. Por isso estão todos a trabalhar arduamente, todos trabalham imenso para ficarem desmarcados e tentamos ajudar-nos uns aos outros. à uma parte enorme do nosso ataque, distribuir a bola por muitos jogadores diferentes, ajuda imenso."
E na realidade assim foi. Tom Brady completou 22 passes, distribuĆdos por seis* receivers*, Rob Gronkowski recebeu cinco para 109 jardas; Chris Hogan, Julian Edelman e Martellus Bennetttiveram quatro receƧƵes cada; Danny Amendola teve trĆŖs e James White as outras duas.