Até à última da hora, a equipa técnica do New England Patriots deixou no ar a dúvida sobre quem seria o titular da equipa na posição de quarterback para este jogo contra os Bills. Segundo os regulamentos da liga, a divulgação dos nomes dos 53 jogadores que vão estar ativos para cada jogo terá de ser entregue 90 minutos antes do pontapé de saída, neste caso as 11:30.
Numa manhã cinzenta, com uma chuva miudinha a cair, Jimmy Garoppolo chegou ao Gillette Stadium às 8:23 para o teste final que determinaria a sua capacidade para jogar neste encontro, teste que, obviamente, foi feito à porta fechada.
Recorde-se que durante os treinos a meio da semana Garoppolo foi visto a fazer* passes*, alguns de cerca de 40 jardas, sugerindo assim que estava recuperado da lesão ao ombro sofrida durante o segundo período da vitória sobre Miami, a 18 de Setembro.
Ficou-se assim à espera da decisão da equipa técnica dos Patriots.
Uma hora antes do prazo, cerca das 10:30, começaram a circular as primeiras informações sobre o assunto. A ESPN anunciou que o titular seria Jacoby Brissett, nos minutos seguintes outras estações de rádio e TV, assim como sites dos jornais adiantaram a mesma informação.
Pouco depois foi indicado que Garoppolo não apenas não seria titular, mas nem sequer estaria ativo para este jogo, a titularidade será dada a Brissett, sendo Julian Edelman o reserva caso aconteça alguma coisa a Brissett.
A decisão não tem nada a ver com tolerância de dor, conforme foi especulado por alguns jornais, mas sim à falta de força no ombro lesionado, pois uma coisa é fazer alguns passes durante um treino, sem oposição e numa posição estática. Outra, totalmente diferente e muitíssimo mais exigente, é fazer esses passes com frequência rápida e debaixo de pressão. Por outras palavras uma coisa é um treino com o ritmo controlado, outra é jogar sobre a pressão duma defesa concentrada em fazer a vida negra ao quarterback.
Recorde-se que o próprio Brissett está a recuperar de lesão ao dedo polegar, sofrida na sua estreia frente a Houston.
Resta agora saber quais as alterações táticas que os dois treinadores vão fazer para responder a esta mudança.
Os outros jogadores inativos para este jogo são: Eric Rowe, DB; D.J. Foster, RB; Elandon Roberts, LB; Jonathan Cooper, G; LaAdrian Waddle, OL e Greg Scruggs, TE.