Quando o New England Patriots elevou a vantagem para 31-3, jĆ” no terceiro perĆodo, mesmo com a saĆda de Jimmy Garoppolo, por lesĆ£o, nĆ£o passou pela cabeƧa de ninguĆ©m que este jogo só ficaria decidido na Ćŗltima jogada do encontro. Mas, foi exatamente isso que aconteceu, pois, sob a lideranƧa de Ryan Tannehill, o Miami Dolphins encetou uma recuperação fantĆ”stica e reduziu para 34-21 quando ainda faltavam 6:10 para o final da partida.
Depois de Stephen Gostkowski ter falhado um field goal de 39 jardas, Miami recebeu a bola com apenas 1:04 por jogar. Mas, Tannehill continuou a mostrar serviƧo. Primeiro foi um passe de 20 jardas, depois mais 17 jardas em corrida e novo passe de cinco jardas.
Chegou-se então à última jogada do encontro e Duron Harmon conseguiu preservar a vitória, intercetando o passe de Tannehill.
O que é que passou, o que terÔ acontecido à defesa dos Patriots, que segundo alguns observadores é das melhores na NFL? Consentir 17 pontos num espaço de tempo tão curto deixou os fãs bastantes apreensivos.
Quando lhe perguntaram se a defesa desiludira, Devin McCourty, um dos lideres do grupo, nĆ£o hesitou e disse "sim, na segunda parte, a defesa tem que jogar o jogo completo, ainda nĆ£o vi as estatĆsticas, mas a nĆ£o ser o turnover e a Ćŗltima jogada do jogo, nĆ£o sei quantos stops fizemos na segunda parte. NĆ£o Ć© assim que planeamos ir executar, temos que jogar melhor."
Quando lhe perguntaram qual o motivo que terÔ levado à mudança de rendimento das duas equipas, McCourty indicou que a explicação é simples.
"Tem tudo a ver com a forma como estÔs a jogar," afirmou McCourty. "Eu não acredito muito nessa questão de impulsos, tudo tem a ver com estar em campo e executar, enquanto estiveres a jogar bem o impulso mantem-se do teu lado. Tu podes estar muito por cima, com grande vantagem, mas começas a jogar mal e as coisas mudam depressa."
E para McCourty foi exatamente isso que aconteceu na segunda parte.
"Acho que sim, nós nĆ£o estĆ”vamos a executar a um alto nĆvel conforme fizemos anteriormente no jogo," concluiu McCourty. Agora vamos ver. Eu penso que o Matty P [coordenador defensivo Matt Patricia] fez um bom trabalho na chamadas da defesa, na segunda parte ele chamou praticamente tudo que temos, cabia-nos a nós jogadores dar um passo em frente e fazer algumas jogadas."