Convencido de que seria a estratégia mais acertada para poder surpreender a turma da Nova Inglaterra, o Pittsburgh Steelers entrou em campo fazendo marcação cerrada ao duo de tight ends dos Patriots, Rob Gronkowski e Martellus Bennett. E o plano de jogo até teve algum sucesso, pois na realidade anulou os* tight ends* durante toda a primeira parte, mas os Patriots têm demasiadas armas no seu arsenal e por isso viraram-se para o jogo terrestre, registando três touchdowns por intermédio dos seus* running* backs, dois por LeGarrette Blount, outro por James White.
"Eles tentaram jogar alguma defesa de nickel [cinco defensive backs] contra o Rob [Gronkowski] e o [Martellus] Bennett e nós conseguimos algumas boas corridas com o [LeGarrett] Blount," explicou Bill Belichick, treinador dos Patriots. "Isso [o sucesso de Blount] anulou alguns dos esquemas defensivos que eles estavam a jogar."
Durante a primeira parte LeGarrette Blount acumulou 53 jardas e um* touchdown* e ajudou a neutralizar a estratégia de Pittsburgh.
No segundo tempo, quando Pittsburgh reduziu para 20-16 e começou a dar esperança aos seus fãs, Blount ajudou a decidir a partida a favor dos Patriots. No terceiro período fez duas corridas para 15 jardas e ajudou a confundir a defesa adversária que foi apanhada de surpresa com duas receções seguidas de Rob Gronkowski, totalizando 47 jardas. Blount correu as últimas cinco jardas para aumentar a vantagem para 27-16.
Neste jogo Blount tornou a demonstrar excelente visão de jogo e tenacidade, qualidades que trazem o equilíbrio ideal ao ataque dos Patriots. Por isso, obriga as defesas adversárias a prestarem atenção ao jogo terrestre, o que paralelamente cria novas oportunidades no jogo aéreo.
Frente a Pittsburgh totalizou 127 jardas em 24 transportes, uma média de 5,3 jardas. Com mais dois touchdowns, passou a ter oito esta temporada, o melhor da sua carreira.
Foi a terceira vez esta época que ultrapassou a barreira das 100 jardas num jogo e a quarta vez que teve mais do que 20 transportes.
DESEMPENHO IMPRESSIONANTE
"O [LeGarrette] Blount correu com muita determinação," disse o treinador Bill Belichick após o final do jogo de domingo. "Ele foi muito seguro com a bola e teve bom contato. Ele conseguiu algumas jardas difíceis. Fez algumas grandes jogadas — corridas explosivas de 12 ou 15 jardas. Teve uma mais longa, de 25 jardas. Deu-nos algumas jogadas explosivas. Precisávamos disso, particularmente quando eles reduziram a desvantagem para quatro pontos."
"É ótimo quando o jogo terrestre está a funcionar," acrescentouTom Brady. "Ajuda em todos os aspetos. Só no equilíbrio do ataque, jogo terrestre, jogo aéreo, é enorme. E vê-lo entrar, correr com a bola de forma tão determinada, é simplesmente fantástico."
"É sempre agradável correr com a bola, quando tu és um running back, tu queres é correr com a bola, se houver 80 jogadas, tu queres 80 transportes," disse Blount. "Temos que ter paciência e quando a oportunidade surge, tens que aproveitar da melhor forma."
Tom Brady ficou satisfeito com o rendimento de LeGarrette Blount pois este "encontrou espaço para correr. Ele é tão decetivo devido á sua rapidez e é um back muito grande, mas tem bastante agilidade. Ele consegue avançar jardas depois do contato. Ele faz um ótimo trabalho a detetar as falhas na defesa. Teve um ótimo dia hoje."
Apesar dos elogios dos colegas e da equipa técnica, Blount preferiu distribuir os louros pela sua linha ofensiva.
"São tremendos, são incríveis, são sempre incríveis," disse Blount. "Eles jogaram o melhor que lhes podíamos ter pedido para fazer. Abriram espaços para estar em boa posição no terreno e muitas vezes só me tocaram quando me fizeram o tackle. Fizeram uma excelente exibição."
Em relação aos transportes da segunda parte, LeGarrette Blount limitou-se a sugerir que viu "espaço vazio à minha frente. A minha linha ofensiva fez um grande jogo, abriram muitos corredores para mim, os meus tight ends fizeram um grande jogo, abriram muitos espaços vazios para mim, os meus* receivers* com os bloqueios no perímetro, por isso foi um esforço coletivo, com 11 homens a trabalhar em conjunto para que desse certo."
E quando lhe sugeriram que Blount parece ficar ainda mais forte com o decorrer do jogo, o running back dos Patriots limitou-se a dizer: "não sei, eu não olho para isso em termos de ficar mais forte, olho sim para a linha ofensiva a jogar muito bem, enquanto eles continuarem a jogar tão bem como têm feito, eu vou continuar a jogar tão bem como tenho feito. Conforme disse, trata-se dum esforço coletivo, todos os 11 a fazerem o seu trabalho, e isso torna as coisas mais fáceis para mim."
Blount já acumulou 566 jardas nestes primeiros sete jogos, o quinto melhor total da NFL, e registou oito touchdowns, pelo que o record dos Patriots, pertença de Curtis Martin, que conseguiu 14 em 1995 e 1996, está perfeitamente ao seu alcance.