Por norma, Ć© dos jogadores que fala todas, mas mesmo todas as semanas para os jornalistas, normalmente Ć s quartas-feiras. Mas, desde que acabou de cumprir a suspensĆ£o imposta pela liga, o quarterback Tom Brady ainda nĆ£o foi disponibilizado para falar com a imprensa. Por isso, desde segunda-feira, sempre que o balneĆ”rio abre, todos querem saber como Ć© que estĆ” o Tom.

O Treinador Bill Belichick, que tem uma filosofia diametralmente oposta aos interesses dos jornalistas, jĆ” que para ele o importante Ć© a equipa e nĆ£o as individualidades, o regresso de Tom Brady tem que ser cuidadosamente preparado.
Bill Belichick sabe muito bem que a ideia generalizada na imprensa e entre os adeptos Ć© de que com o regresso de Tom Brady ninguĆ©m vai parar os Patriots. Para eles, a questĆ£o no jogo de domingo nĆ£o Ć© saber quem ganha, mas sim por quantos pontos ganharĆ£o os Patriots. Ć uma ideia muito perigosa para Belichick.
Na conferĆŖncia de imprensa de sexta-feira, o tema Tom Brady tornou a ser muito discutido. A primeira questĆ£o relacionou-se com o possĆvel impacto anĆmico que o regresso de Tom Brady terĆ” na equipa.Ā
"Espero que todos os nossos jogadores estejam focados no trabalho que eles tĆŖm para fazer e nĆ£o se preocupem com o que todos os outros estĆ£o a fazer," comeƧou por dizer Bill Belichick. "Espero que possamos jogar bem em termos coletivos, [e que] cada um de nĆ³s faƧa o seu trabalho. Acho que vamos deixar que sejam os fĆ£s a ser os fĆ£s. Vamos apenas tentar fazer o nosso trabalho e ver se conseguimos competir."
Bill Belichick deixa avisos
Mais Ć frente, quando foi sugerido que Tom Brady nĆ£o iria sentir os efeitos da sua ausĆŖncia, Bill Belichick deixou vĆ”rios avisos, pois quis que ficasse bem claro que mesmo um veterano da categoria de Brady precisa de algum perĆodo de adaptaĆ§Ć£o e que sĆ³ se jogando Ć© que se adquire ritmo competitivo.

"JĆ” treino hĆ” muito tempo nesta liga," comeƧou por dizer Belichick. "JĆ” vi muitos jogadores por quaisquer motivos ā lesƵes, disputa de contrato, suspensƵes etc. E eu diria que em termos gerais Ć© difĆcil para um jogador que nĆ£o estĆ” a jogar football conseguir treinar como se estivesse a jogar fotball. NĆ£o me interessa quantas voltas ele dĆ” ao campo, nĆ£o importa quantas abdominais faz."
Segundo a lĆ³gica de Belichick, "se essa fosse a melhor forma de o fazer, nĆ£o fazer nada durante quatro semanas e ir fazer flexƵes, entĆ£o acho que talvez fosse isso que nĆ³s farĆamos."
"Mas muito sinceramente, nĆ£o me parece que esse seja o caminho certo a seguir," acrescentou Belichick. "Isto Ć© apenas a minha opiniĆ£o. Eu penso que nĆ³s beneficiamos com as repetiƧƵes nos treinos. Penso que nĆ³s beneficiamos das repetiƧƵes nos jogos. NĆ£o me parece que seja benĆ©fico nĆ£o fazer isso. NĆ£o significa que nĆ£o possa ser ultrapassado, nĆ£o significa que nĆ£o se pode fazer uma boa exibiĆ§Ć£o, significa apenas que se essa fosse a melhor maneira de se preparar para o jogo, entĆ£o seria isso que nĆ³s farĆamos. Simplesmente nĆ£o acredito nisso. Tenho certeza que muita gente discorda de mim, mas esta Ć© apenas a minha opiniĆ£o."
Em sequĆŖncia foi-lhe perguntado se essa falta de ritmo e sintonizaĆ§Ć£o nĆ£o poderia ser ultrapassada com um maior volume de trabalho nos treinos realizados imediatamente apĆ³s o regresso. Para responder, Belichick baseou-se nos seus 42 anos de experiĆŖncia como treinador.Ā
"Ć uma Ć³tima pergunta. Quero dizer, essa Ć© a grande questĆ£o. O que Ć© que Ć© demais? Como Ć© que se prepara o ritmo de jogo quando nĆ£o se esteve no ritmo de jogo?," disse Belichick. "E sempre que um jogador lesionado regressa, Ć s vezes, a lesĆ£o faz parte de toda essa conversa. Quanto Ć© que ele pode fazer? PoderĆ£o ser outras situaƧƵes. Em que tipo de condiĆ§Ć£o [fĆsica] estĆ” o jogador em relaĆ§Ć£o ao tempo que ele esteve fora?"
"Na realidade, a minha experiĆŖncia com todos estes jogadores tem sido que com a passagem do tempo eles comeƧam a jogar melhor," concluiu Belichick. "Talvez o seu primeiro jogo seja o melhor jogo, mas o mais provĆ”vel Ć© que seja o terceiro, quarto, quinto, sexto jogos que provavelmente serĆ£o melhores do que o primeiro. Mas, uma vez mais, isso Ć© apenas baseado na experiĆŖncia. NĆ£o sei o que vai acontecer com um jogador novo que regressa. Temos dois [Brady e Rob Ninkovich]. NĆ£o faƧo a mais pequena ideia. Eu penso que eles se estĆ£o a preparar bem, vĆ£o competir arduamente, mas uma vez mais se essa fosse a melhor maneira de se preparar, entĆ£o acho que verĆamos mais pessoas a fazer isso. NĆ£o me parece que seja o caminho a seguir."
Preocupa-te sĆ³ em fazer o teu trabalho
Tem sido a mantra dos Patriots desde a chegada de Bill Belichick, a necessidade de cada membro da organizaĆ§Ć£o se preocupar apenas em fazer, e bem, o seu trabalho e nĆ£o olhar para aquilo que os outros estĆ£o a fazer. Por isso, quando foi sugerido que o resto da equipa iria trabalhar mais na preparaĆ§Ć£o do jogo de domingo, Belichick tornou a deixar recomendaƧƵes.
"NĆ£o, o que eu penso Ć© que eles precisam de fazer o que eles precisam de fazer," ripostou Belichick. "Acho que vocĆŖs nĆ£o estĆ£o a ver a ideia. NĆ£o me parece que possamos estar em campo a fazer o trabalho dos outros. Acho que o que precisamos de fazer Ć© fazer o trabalho que todos nĆ³s precisamos de fazer. Penso que eu preciso de fazer o meu trabalho, penso que cada jogador precisa de fazer o seu trabalho. NĆ£o acho que seja preciso preocupar-nos com o que toda a gente estĆ” ou nĆ£o estĆ” a fazer. Acho que isso seria um erro tremendo. Eu nunca poderia treinar uma equipa para fazer isso."
E para encerrar o assunto, Belichick sugeriu que "nĆ£o Ć© que eu saiba alguma coisa, Ć© apenas a minha abordagem. Penso que se todos nĆ³s tentarmos apenas fazer um bom trabalho naquilo que estamos a fazer, estaremos muito melhor do que se todos se preocuparem com o que os outros estĆ£o a fazer. NĆ£o acredito nisso."
Todos sĆ£o diferentes
O que ficou bem claro destas declaraƧƵes de Bill Belichick Ć© que todos os jogadores sĆ£o diferentes, por isso nunca se sabe ao certo como Ć© que conseguem lidar com perĆodos de ausĆŖncia.Ā
O ano passado, por exemplo, Brady esteve pouco participativo nos jogos de preparaĆ§Ć£o, nĆ£o entrou em campo no Ćŗltimo. Mas, nos primeiros quatro jogos da temporada acumulou 1.387 jardas e 11 touchdowns, sĆ³ que desta feita falhou quatro jogos a valer e nĆ£o apenas um jogo de preparaĆ§Ć£o.
Como ainda nĆ£o falou Ć imprensa, ninguĆ©m sabe ao certo como estĆ”, quer fĆsica, quer psicologicamente.
O que os outros dizem
"Deixem que vos diga isto: eu espero que haja um perĆodo de adaptaĆ§Ć£o [para Brady]," disse Hue Jackson, treinador dos Browns. "NĆ£o me parece que haja para ele." Ā Ā

"Estamos a falar de Tom Brady, e ele estĆ” ansioso para jogar. Ele nĆ£o gosta de falhar jogos, por isso ele vai regressar e vai jogar tĆ£o bem como tem feito." Jackson
"Eu sei que ele tem trabalhado arduamente onde tem estado. Isso nĆ£o Ć© segredo nenhum para mim, todos os dias sĆ£o assim para ele", disse Danny Amendola em declaraƧƵes prestadas aos jornalistas no inĆcio da semana. "Tenho a certeza que tudo regressarĆ” com naturalidade para ele."
"Ele vai estar determinado. Vamos estar todos preparados, vamos estar todos determinados. Vamos ter muita energia positiva. Estamos entusiasmados por termos tido um bom treino e agora vamos em frente."
"Temos que nos preparar todas as semanas ao mƔximo, tem sido como qualquer outra semana, exceto que o Tom regressou a quarterback, baby," concluiu Rob Gronkowski.
Em conclusĆ£o, o regresso de Tom Brady Ć© uma boa notĆcia para todos. Mas, o mais importante serĆ” o regresso Ć normalidade.
"NĆ£o vou dizer [que tudo] voltou ao normal. Isso sĆ³ vai acontecer quando nĆ£o existirem mais perguntas sobre o [Tom] Brady," indicou Devin McCourty. "Eu penso que para nĆ³s, Ć© assimilar o plano de jogo, tentar vencer os jogos; Ć nisso que estamos focados. Mas quando lidamos com os media, eles concentram-se no Tom. Como tal agora vai ser bom deixar isso para trĆ”s e regressar aos jogos."
O regresso Ć© jĆ” no domingo e caso os Patriots consigam ganhar em Cleveland, Bill Belichick terĆ” a vitĆ³ria nĆŗmero 250 como treinador principal, total que inclui tambĆ©m os play-offs, a quarta melhor marca da liga.