Presentemente, há três vagas no plantel, mas a luta por um dos 53 postos finais vai-se expandir a todos os lugares pelo que, conforme é habitual nesta altura do ano, muito se vai dizer e escrever nos próximos dias sobre o comportamento dos diversos jogadores e aqueles que mais se destacarem.
Vejamos as perspetivas para quatro dos lugares onde possivelmente ainda serão acrescentadas algumas caras novas.
1. Quarterback - Tom Brady vai estar suspenso nos primeiros quatro jogos por isso sabemos que Jimmy Garoppolo será o titular. Consequentemente, o caloiro Jacoby Brissett, escolhido na segunda ronda, será o suplente que necessitará de estar preparado para entrar caso aconteça algum percalço a Garoppolo.
Obviamente poderá ser necessária uma terceira opção e entre as possibilidades para essa vaga contam-se veteranos como Matt Flynn e Ryan Lindley, que ainda continuam sem clube, e até Nick Foles, pois os Rams já estão fartos dele.
2. Running back - os candidatos às vagas são: LeGarrette Blount, Brandon Bolden, Donald Brown, James Develin, D.J. Foster, Tyler Gaffney, Joey Iosefa, Dion Lewis e James White.
Arian Foster chegou a ser possibilidade, mas recentemente assinou por Miami, eliminando assim uma das hipóteses de maior renome. Ainda sem clube estão outros veteranos bem conhecidos, desde Joique Bell a Toby Gerhart, passando por Fred Jackson e Ahmad Bradshaw e muitos outros. Um deles poderá ser contratado para fazer sombra a LeGarrett Blounte, pois esta é uma posição que ainda tem muito por esclarecer em termos do estado de saúde dos jogadores, o papel a desempenhar por cada um e a divisão do número de jogadas em que cada vai participar durante os treinos.
Dos lesionados do ano passado, Develin e Lewis já treinaram nos OTAs, mas Blount não foi visto em nenhuma das sessões; os veteranos Bolden, White e Brown vão lutar por duas vagas, pelo que um deles poderá ser dispensado.
Bolden é o mais versátil e também se tem destacado nos special teams; White é rápido e muito evasivo e por vezes faz jogadas brilhantes, mas sente dificuldades em impedir tackles e galgar jardas por conta própria; e Brown poderá vir a ser vítima dos números.
3. Tight end - os candidatos são: Rob Gronkowski, Martellus Bennett, A.J. Derby, Clay Harbor, Steven Scheu e Bryce Williams.
Gronkowski e Bennett são praticamente dados adquiridos.
Michael Williams rasgou o ligamento cruzado no joelho e por isso os Patriots não têm grandes opções para o papel de terceiro tight end, cuja principal responsabilidade é bloquear. Em último caso, há sempre a possibilidade de utilizar um tackle para desempenhar esse papel. E o fullback James Develin é uma opção agradável, mas acrescentar mais um corpo forte – velho ou novo - que saiba bloquear, pelo menos para a pré-temporada, não seria uma má ideia.
À partida, Harbor, veterano de sete temporadas, será um dos favoritos pois assinou um contrato válido por dois anos, no valor de três milhões de dólares, mas apenas $400,000 são garantidos e por isso terá de mostrar serviço neste estágio; três destes candidatos --Derby, que falhou a última época devido a lesão; Williams e Scheu, ambos undrafted – deram algumas indicações durante o miniestágio.
4. Cornerback - os candidatos são: V'Angelo Bentley, E.J. Biggers, Malcolm Butler, Justin Coleman, Cyrus Jones, Jonathan Jones, Cre'von LeBlanc e Darryl Roberts, Logan Ryan.
Esta é uma posição na qual os Patriots têm opções jovens. Há talento de topo e ainda um grupo de novatos inexperientes. Mas há pouca experiência veterana, pelo que não será de estranhar se for contratado um veterano para participar no estágio. O Tarell Brown ainda não assinou por ninguém, o mesmo em relação a Leon Hall.
Três dos lugares já deverão estar assegurados, por Butler, Ryan e Jones, pelo que a competição pelos restantes postos será feroz. Desde os lesionados do ano passado, Coleman e Roberts, até LeBlanc, que deu nas vistas no miniestágio, e passando por Biggers, Bentley e LeBlanc, vamos ver quem dá um passo em frente e quem vai ser dispensado.