Nos programas de linha aberta nas estações de rádio e na televisão o desempenho da defesa do New England Patriots continua a ser o tema de maior preocupação. O certo, porém, é que pelo menos estatisticamente o setor defensivo da turma da Nova Inglaterra é considerado o terceiro melhor da NFL, atrás apenas de Seattle e Minnesota, tendo consentido um total de 180 pontos, apenas mais sete do que Seattle e mais quatro do que Minnesota.
"Acho que o trabalho número um da defesa é impedir que a outra equipa marque e neste momento penso que nós somos a n º 3 nisso, " disse o linebacker Dont'a Hightower durante o apontamento semanal que tem na estação de rádio WEEI em Boston. "Estamos a fazer um bom trabalho nisso. Pode haver algumas coisas que temos que melhorar — as terceiras descidas, sair fora do campo e atingir o quarterback. São coisas que temos que trabalhar através [da temporada] como defesa. Nós sabemos o que queremos fazer, e temos a mentalidade certa e temos as pessoas certas. Só temos que ir para o campo e executar todas as semanas."
Por sua vez o coordenador defensivo Matt Patricia aproveitou a conferência de imprensa de terça-feira para explicar que a defesa continua a trabalhar para melhorar.
"As nossas expectativas são as mesmas todas as semanas," indicou Patricia. "Nós vamos para o campo e vamos competir e fazer o melhor que podermos e tentar melhorar de semana para semana com quem quer que seja que esteja em campo, e é isso que tentamos fazer.
"Penso que uma das coisas muito boas da temporada da NFL é se trata duma longa temporada. É uma temporada que está em constante evolução. Se olhar para as equipas que no decorrer das diversas épocas acabam onde querem chegar, tenho a certeza que essas equipas passaram por muitas coisas diferentes ao longo da temporada."
ALGUMAS OBSERVAÇÕES DO JOGO EM SÃO FRANCISCO
No jogo em São Francisco a defesa dos Patriots conheceu altos e baixos. Embora a turma da casa tenha conseguido alguns bons avanços no jogo terrestre, houve jogadores que se destacaram, casos do rookie Vincent Valentine, que decerto vai ver aumentar o número de jogadas, snaps, no próximo jogo devido à suspensão de Alan Branch.
"O que temos visto até agora [de Vincent Valentine], e o que estamos a tentar fazer, é que temos um jovem que está a trabalhar arduamente para melhorar. Ele tem demonstrado algumas melhorias. Ele tem um bom comprimento e um bom tamanho, por isso quando joga com boa técnica e consegue essa extensão e evitar os bloqueadores à sua volta, faz algumas jogadas," respondeu Matt Patricia quando instado a comentar a evolução de Valentine. "A consistência é o que estamos a procurar."
"Ele é um bom jogador jovem que está a tentar fazer tudo da maneira certa."
CINCO SACKS
À entrada no jogo, a defesa dos Patriots tinha conseguido apenas 16 sacks, o quarto pior total da liga, mas frente aos 49ers registou cinco, por Patrick Chung, Malcolm Butler, Kyle Van Noye Dont'a Hightower na primeira parte, e Rob Ninkovich na segunda.
Bill Belichick ficou particularmente agradado com o sack registado por Patrick Chung.
"A parte mais difícil daquela jogada foi fazer o tackle ao quarterback," disse Belichick. "Já tivemos um número de situações este ano em que estivemos naquela situação…mas não conseguimos chegar ao quarterback. Ele conseguia escapar de alguma forma e o [Colin] Kaepernick quase escapou ali também. O Patrick [Chung] agarrou-o, apanhou-o na perna ou no tornozelo e depois mais alguém, acho que pode ter sido o Trey Flowers, ou mais alguém, ajudou a acabar a jogada."
"Ele [Chung] tem que ser um dos melhores tacklers na liga quer esteja na linha ou a cobrir espaço ou quem ele está a agarrar. Ele é muito bom. Penso que foi um tackle muito bom naquela jogada, e não era fácil."
E também não se pode ignorar o ajustamento efetuado durante o jogo, pois a 5:02 do intervalo a defesa já tinha consentido 10 pontos, mas São Francisco só tornou a marcar a 2:10 do final da partida, ou seja esteve mais de 33 minutos sem conseguir pontos.
BOA ESTREIA DE KYLE VAN NOY
O linebacker Kyle Van Noy, obtido a 25 de Outubro ao Detroit Lions a troca de uma escolha de sexta ronda no draft de 2017, teve uma estreia auspiciosa frente a São Francisco. Para além do sack, Van Noy acrescentou três tackles e várias jogadas de pressão sobre Colin Kaepernick.
"Penso que ele [Van Noy] nos ajudou um pouco," disse Bill Belichick após o final do jogo do domingo passado. "Vamos ver como é que está no filme, mas ele tem traz-nos alguma versatilidade, pode fazer rush, cobertura, [está em boa] forma."
Para o capitão da defesa Devin McCourty a exibição frente aos 49ers foi um passo em frente, agora há que dar continuidade aos melhoramentos.
"Entrámos com energia, mas não interessa quanta energia tu tens no aquecimento e no pontapé de saída," explicou McCourty. "Tivemos jogadores a dar um passo em frente e a completar jogadas. Penso que podemos dar sequência a isto. Quando se consegue sucesso defensivamente, cria-se impulso. Cada parte do jogo é assim, tens de continuar a fazer boas coisas para manter o nível de energia alto."
Portanto há luz ao fundo do túnel, os jogadores e equipa técnica sentem que a defesa vai continuar a melhorar e prometem dedicar-se ao trabalho para que isso aconteça.
"Vamos tentar jogar o nosso melhor football daqui para a frente com quem quer que seja que esteja em campo e tentar melhorar aconteça o que acontecer," prometeu Matt Patricia. "Eu tento sempre ter a certeza que faço tudo o que puder para ajudar a nossa equipa a ganhar e a fazer o melhor trabalho possível. De semana a semana, é o que tento realmente fazer. Desse ponto de vista, estes jogadores sabem isso. Nós estamos sempre a tentar fazer tudo para ajudar a equipa a vencer."
O teste que se segue é já no domingo, frente a um dos rivais, o New York Jets.