Poucos esperavam que os Patriots conseguissem se reerguer no intervalo contra os Jets. Sim, o placar estava apenas 13-6 para os Jets, mas os Patriots nĆ£o haviam marcado um TD desde a jogada que o Menino Maye saiu do jogo com uma concussĆ£o no inĆcio do segundo quarto. Contudo, o ataque produziu apenas 14 jardas em duas posses antes do intervalo.
Com os Jets programados para receber o kickoff do segundo tempo, os Patriots estavam com um pé pra trÔs precisando desesperadamente de um impulso, com sua probabilidade de vitória marcada para apenas 12%.
Foi exatamente nesse momento que as coisas comeƧaram a mudar para os Patriots, graƧas a uma defesa que forƧou um 'trĆŖs e fora' logo no inĆcio do terceiro quarto, seu primeiro desde a primeira posse dos Jets no jogo.
O inĆcio crĆtico do terceiro quarto contou com um pouco de tudo na defesa, incluindo uma parada da corrida dos Jets em segundo down sem ganho e, em seguida, um stunt de pressĆ£o bem executado por Anfernee Jennings e Keion White que forƧou um passe incompleto.
O punt forçado logo após o intervalo foi o primeiro passo em uma vitória de virada que exigiria cada segundo da segunda metade.
"Sim, temos que agradecer Ć defesa," disse Kendrick Bourne após o jogo. "Eles saĆram e conseguiram um 'trĆŖs e fora' logo após o intervalo, entĆ£o isso foi enorme, jogando um futebol complementar, coisas assim... EntĆ£o, saindo do intervalo, ainda estamos no jogo, estamos aqui para lutar, e fizemos isso."
"Acho que todos nós simplesmente nos esforƧamos," disse Jonathan Jones. "EstĆ”vamos com as costas contra a parede, e nĆ£o estĆ”vamos jogando nosso melhor futebol, entĆ£o acho que saĆmos como um time na segunda metade."
Não demorou muito para os times especiais entrarem na luta pela virada, pois Marcus Jones retornou o punt seguinte por 62 jardas, posicionando o ataque dos Patriots na linha de 26 jardas dos Jets. Foi mais um retorno espetacular de Jones, algo semelhante ao seu retorno decisivo contra os Jets no Gillette em 2022. Ele não chegou até a end zone desta vez, mas foi longe o suficiente para dar a New England uma dose crucial de impulso, mesmo que Jones estivesse desapontado por não ter marcado.
"Sim, foi uma daquelas situações em que [JaMychal] Hasty fez um ótimo bloqueio, para começar," disse Jones, descrevendo o retorno após o jogo. "Todos os meus companheiros trabalharam duro o ano todo, então isso foi muito bom, mas eu sou responsÔvel por isso. Eu definitivamente deveria ter marcado, mas coloco isso em mim mesmo."
O ataque parecia estar sem vida em duas posses no primeiro tempo após a reintegração de Brissett, mas foi nesse momento que duas das estrelas do jogo, que teriam papel fundamental na vitória, começaram a se destacar. Foram apenas cinco jogadas para os Patriots voltarem à end zone pela primeira vez desde o primeiro quarto, com Rhamondre Stevenson, fazendo uma corrida de seis jardas, uma recepção de passe curto de 14 jardas e, em seguida, a corrida para touchdown de três jardas, e Kayshon Boutte, com uma recepção de oito jardas, liderando o caminho, como continuariam a fazer até o quarto quarto.
Os Jets retomaram a liderança em sua próxima campanha, pois os rivais divisionais dos Patriots não se deixaram abater pelo repentino despertar de New England. Quando o jogo entrou no quarto quarto, os Patriots estavam apenas dois pontos atrÔs, 16-14, e precisavam de uma resposta.
As equipes trocaram punts, com os Jets montando uma campanha que encerrou o terceiro quarto e comeƧou o quarto com a chance de ampliar a vantagem para dois touchdowns no final do jogo. Quando os Jets entraram na red zone, os Patriots precisavam de mais uma jogada crĆtica na segunda metade, e desta vez um novo nome apareceu para fazĆŖ-la.
Christian Elliss havia sido visto como um jogador de times especiais no inĆcio da temporada, mas, devido a uma sĆ©rie de lesƵes que reduziram a profundidade na posição de linebacker, Elliss viu seu papel defensivo aumentar para quase todos os downs.
Na terceira descida e sete jardas da linha de 17 dos Patriots, o coordenador defensivo DeMarcus Covington mandou apenas quatro jogadores para o rush, mas executou um stunt interno que fez com que três bloqueadores marcassem Keion White, deixando Elliss sem marcação, que registrou o sack. Isso fez com que os Jets retrocedessem mais nove jardas, contribuindo para o erro do kicker Greg Zuerlein em um field goal de 44 jardas.
"Eu e Dell [Pettus] tivemos uma pequena descomunicação no começo," disse Elliss sobre a jogada. "Conseguimos resolver, então eu acabei entrando tarde. Consegui desviar o Breece [Hall] enquanto entrava, e então minha mente meio que ficou em branco, e é ver a bola, pegar a bola."
Ainda apenas dois pontos atrÔs, mas com o tempo se esgotando, Brissett e o ataque dos Patriots assumiram... mas não seria apenas uma, mas duas campanhas improvÔveis.
Primeiro, uma campanha de 14 jogadas e 61 jardas que contou com duas conversões em terceira descida longa. Anteriormente nesta temporada, essas terceiras descidas longas eram sentenças de morte para o ataque dos Patriots, que estava classificado em 26º em conversões em terceira descida na liga, mas não neste domingo.
Hunter Henry se desvencilhou de um blitz dos Jets como recebedor da rota quente e conquistou um primeiro down na primeira terceira descida, enquanto Tyquan Thornton recebeu um passe cruzado na próxima terceira descida e avançou para garantir um novo conjunto de descidas.
A campanha parou dentro da red zone, na linha de cinco jardas dos Jets, mas o field goal curto de Joey Slye foi suficiente para que os Patriots retomassem a lideranƧa.
Essa liderança durou pouco, pois Rodgers e o ataque dos Jets rapidamente montaram uma campanha de touchdown de 10 jogadas e 70 jardas, que levou menos de cinco minutos para ser executada. Felizmente para os Patriots, os Jets sofreram uma penalidade de Atraso de Jogo na conversão de dois pontos e acabaram falhando na conversão, em parte devido à penalidade e também a um blitz agressivo de seis homens chamado por Covington, que forçou um passe rÔpido, com Marcus Jones fazendo uma tackle certeira antes da linha de gol.
Com cinco pontos atrÔs e 2:57 restantes, os Patriots precisavam de mais uma campanha de virada de Brissett, e ele novamente entregou, tanto com as pernas quanto com o braço. Ele fez uma corrida de 14 jardas na terceira descida e nove para manter a campanha viva, e então veio o passe do dia, uma bomba de 34 jardas para Boutte, mesmo com um defensor vindo em sua direção.
"No inĆcio da campanha, todo mundo dizia: 'nĆ£o importa o que aconteƧa, uma jogada de cada vez, uma jogada de cada vez.' Essa foi a mensagem antes de comeƧarmos o Ćŗltimo minuto," disse Brissett. "Os caras foram lĆ” e fizeram jogadas. Depois disso, vocĆŖ meio que fica em estado de blackout e joga futebol."
Boutte quase entrou na end zone na jogada seguinte, antes de Stevenson finalizar com uma tentativa climÔtica na quarta descida da linha de uma jarda. O running back ultrapassou a linha de gol e os Patriots conseguiram sua segunda vitória da temporada.
"A vitória estava meio que nas minhas costas naquele momento do jogo," disse Stevenson. "Eu sabia que tinha que entrar, não importava o que acontecesse, para garantir a vitória, e estou feliz por ter feito isso."
Após voltar a um papel de reserva por dois jogos, poucos esperavam que Brissett liderasse duas campanhas decisivas no quarto quarto para garantir a vitória dos Patriots. Com certeza foi um esforço coletivo na segunda metade, com contribuições de todo o elenco.
Mas, no final, Brissett foi o destaque da vitória e mostrou que pode continuar a ter um papel vencedor para a equipe.
"Estar lĆ” fora e conseguir uma vitória com nossos caras foi incrĆvel," disse Brissett. "NĆ£o dĆ” para colocar em palavras. NĆ£o estou tentando ser arrogante nem nada, mas estou muito orgulhoso de mim mesmo hoje."
"Acho que [a vitória abrange] muitas coisas ao longo da temporada. Apenas espero que isso crie um efeito cascata, seja o começo de algo especial."